quinta-feira, 29 de maio de 2014

Desintoxique o couro cabeludo e veja o jeito certo de lavar e hidratar o cabelo

Desintoxicar o couro cabeludo, lavar, secar e usar os produtos corretamente em casa, além de “mimar” o fio com tratamentos mais naturais, é a tendência para devolver força e brilho ao cabelo de quem abusou da química


Se há alguns anos a febre do cabelo liso levou milhões de mulheres aos salões, agora é a vez dessa legião ir em busca de tratamento. A relação é lógica: alisamentos consecutivos (às vezes, malfeitos ou à base de formol), somados a coloração, escova e chapinha, causaram danos proporcionais à mania: ressecamento, quebra (muita quebra!) e queda, nessa ordem de gravidade. A solução apareceu com um novo conceito de salão de beleza. São os spas de cabelo. Na prática, isso significa que os "terapeutas capilares" lançam mão de coquetéis que purificam o couro cabeludo (e, portanto, permitem que o fio nasça saudável) e de tratamentos para hidratar e reconstruir sem pesar nem enrijecer o fio. Eles também orientam o jeito certo de cuidar do cabelo em casa e acompanham a evolução do processo a longo prazo (sim, a recuperação é sempre mais demorada do que o estrago). As milhares de interessadas no assunto podem conferir as novidades dessa nova onda a seguir. A gente conta tudo!


O tratamento começa em casa
Siga o mantra dos terapeutas capilares para ressuscitar o seu cabelo com medidas simples (e baratas) 
1. Acerte na escolha do xampu
Eles ocupam 95% das prateleiras do supermercados  e perfumarias e têm um apelo tentador: reparar, recuperar, reconstruir, revitalizar... Mas nem sempre o xampu e o condicionador para cabelo danificado suprem a necessidade do seu tipo de fio. Costumamos notar que o cabelo de algumas clientes acaba pesado, sem balanço e com a raiz oleosa. Apesar de terem química, não apresentam tanto dano aos fios e, por isso, poderiam apostar num xampu apenas hidratante, à base de vitaminas e óleos essenciais.

2. Alternar vale a pena?
Bom, se o seu caso é mesmo grave - fios ásperos, opacos, rígidos e que quebram só de olhar -, os cosméticos ricos em queratina e aminoácidos são fundamentais, pois vão fortalecer a estrutura mais interna da fibra capilar. O segredo é usá-los de forma alternada com xampus neutros ou para cabelo oleoso. Eles contêm menos agentes condicionantes e, portanto, diminuem o acúmulo de resíduo. Faça assim: use o xampu para cabelo danificado por duas semanas e o outro por uma semana.  Espere três meses, avalie o resultado e, se não estiver surtindo efeito, troque os produtos por outra marca.

3. Diluído faz mais efeito 
Diluir o xampu num pouco de agua  antes de aplicá-lo na cabeça evita que o cosmético fique acumulado em apenas uma área, principalmente no topo da cabeça, e não limpe os fios com eficácia. Leve um copinho de café descartável para o chuveiro e misture na hora (não convém diluir o frasco todo) a quantidade que você usa de xampu com a mesma proporção de água. Faça movimentos de vaivém com a ponta dos dedos para remover as impurezas do couro cabeludo, mas sem tirar a proteção natural da região.

4. Preserve a raiz do condicionador
Já na hora de passar o condicionador, a boa e antiga regra de aplicá-lo apenas no comprimento e nas pontas vale ouro.  Esse cuidado é fundamental para não deixar o couro cabeludo oleoso e evitar o aparecimento da caspa, problema que, a longo prazo, enfraquece o fio.
E atenção: é mito que deixar um restinho de condicionador no cabelo ajuda a controlar o volume dos fios  depois de secos. Enxaguar muito bem é o truque da lavagem da maioria dos profissionais top de linha e evita que o cabelo fique pesado e opaco.

5. Finalize apenas com o necessário
Se você é adepta dos finalizadores –creme  para pentear, mousse, spray, pomada modeladora -, não exagere na dose. Grande parte desses cosméticos são à base de silicones e deixam resíduos no couro cabeludo difíceis de dissolver. Essas partículas obstruem a drenagem de sebo natural da raiz para as pontas, o que causa ressecamento, e, pior, podem provocar descamação e até agravar a perda de fios. Uma quantidade do tamanho de uma ervilha de cera ou de pomada é o suficiente para dar textura às mechas. Do creme sem enxágue, não aplique mais do que a proporção de duas moedas de 1 real (isso se o seu cabelo for comprido). De qualquer forma, se você não consegue viver sem um antifrizz, spray termoativado ou reparador de pontas, use um xampu antirresíduos a cada 15 dias. Formulado especialmente para limpar profundamente os fios, ele retira  os restos de poluição e cosméticos e prepara a fibra para receber os produtos hidratantes e reconstrutores.

6. Enriqueça a máscara 
A tendência dos tratamentos dos salões badalados é adicionar um booster à máscara capilar. Trata-se de um ingrediente, geralmente um óleo, que potencializa a ação do cosmético, turbinando o resultado. E dá para fazer igual em casa.  Aqueça uma colher de chá de de óleo de tratamento de argan no micro-ondas po 10 segundos, misture-o à quantidade que for usar da máscara e aplique nos fios. Faça esse ritual uma vez por semana se o seu cabelo estiver pedindo socorro ou a cada 15 dias se a raiz for muito oleosa. 


sexta-feira, 23 de maio de 2014

As tendências em tintura da temporada outono e inverno



Para muitas mulheres, estações como o outono e o inverno são o paraíso: hora de tirar os casacos do armário e se vestir de maneira mais elegante. Mas o clima frio pede muito mais que isso: o friozinho que vem chegando traz também a vontade de renovar as madeixas com novos tons. Se você quer conhecer as tendências a estação, veja dicas de profissionais ...
Tons castanhos dourados são indicados para as peles amareladas, enquanto para as peles claras, sugerimos  um loiro natural. O ideal é apostar em um ou dois tons mais claros que o natural, de modo que o contraste seja suave e puxe para um tom bege ou levemente dourado. Essa  regra vale para todos os tipos de pele, já que a proposta é buscar um efeito bem natural.
As tendências em tons de cabelos para o clima frio são o loiro rosé, o castanho claro frio e as mechas em tom nude em forma de balaiagem, na parte interna do cabelo para dar efeito de sombra e luz.
Aconselhamos que mulheres com tons de pele  quente optem pelo rosé, que dá um efeito de equilíbrio na temperatura, esfriando um pouco a pele. Já as peles frias aceitam muito bem as mechas em tons nude, assim como os tons escuros.

Lembramos  que nas estações mais frias, as mulheres tendem a abusar da agua quente, o que pode prejudicar os fios. Para evitar o problema, o conselho é investir em bons produtos para a manutenção, de preferência os específicos para cabelos tingidos.


segunda-feira, 12 de maio de 2014

10 dicas para evitar que os cabelos embaracem






Saiba como evitar que seus fios formem nós

Para prevenir os nós, no dia a dia, é possível incorporar ações positivas e deixar para trás hábitos prejudiciais. acompanhe as dicas :

1. Penteie o cabelo ainda seco, antes mesmo de entrar no banho. 

2. Dê preferência a xampus, condicionadores e finalizadores adequados para cada tipo de fio.

3. Mantenha os cabelos sempre hidratados. Assim, macios, eles ficarão disciplinados e o alinhamento será melhor, sem risco de nós.

4. Utilize produtos com formulações que contenham lipídios, como ceramidas e óleos vegetais, pois eles ajudam na lubrificação das cutículas, propiciando fios mais soltos.

5. Comece a pentear qualquer tipo de cabelo pelas pontas, subindo até chegar à raiz.

6. Escove os cabelos de duas a três vezes ao dia, usando uma escova flexível.

7. Faça uma boa manutenção em casa usando xampu, condicionador, máscaras de hidratação e finalizadores apropriados e realize tratamentos mais profundos no salão.

8. Procure enxaguar os fios  sempre com água fria, o que facilita o fechamento da cutícula. 

9. Penteie o cabelo molhado com pentes largos. Depois de secos, use uma escova raquete.

10. Use produtos termoativados para criar uma proteção contra o calor do secador e da chapinha. Ao usar o secador, dê preferência aos aparelhos com  íons e não encoste o bocal na cabeça: mantenha uma distância de 30 cm do fio.
















quinta-feira, 1 de maio de 2014

CUIDADOS COM OS CABELOS NO INVERNO - Dicas Alisart

A ALISART  te explica quais cuidados você deve ter com o cabelo no inverno





No inverno, os cabelos precisam de cuidados especiais devido às baixas temperaturas. Neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba retirando o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção natural e lubrificação dos fios.

Com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar com um aspecto ressecado, quebradiço, com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que preciso repor essa ausência de oleosidade e por isso, os cabelos podem ficar com aquele aspecto engordurado.



Assim como no verão, os cabelos precisam de uma atenção especial quando o frio chega. E as principais dicas de cuidados com o cabelo no inverno são bem simples, confira.



Hidratação

Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter os fios saudáveis no inverno.
Primeiramente é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.

Água morna

A água quente é um dos principais inimigos do cabelo no inverno. Desidrata os fios, aumenta a queda e provoca uma descamação o couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, evite água quente nos fios ao máximo, utilize sempre água morna.

Oleosidade

É natural os cabelos ficarem mais oleosos no inverno. Por isso, opte por condicionadores e cremes mais leves e para desembaraçar os fios, use produtos sem enxágüe.

Secador

O uso do secador deve ser feito corretamente, pois o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento. Para que isso não ocorra, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios.

Dormir com cabelos molhados

Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, pois além ficar úmido, torna-se fraco e quebradiço. Evite também usar chapéus, boinas, lenços e gorros em excesso, pois aumentam ainda mais a oleosidade do cabelo ocorrendo e podem provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Massagem no couro cabeludo

Ao lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo. Assim, a circulação e oxigenação estarão ativas e ocorre o aceleramento no crescimento dos fios.